quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Tatuagem x Trabalho

Às vezes, ela fica escondida o tempo todo. Às vezes, aparece só um pouco. mesmo assim, a tatuagem ainda é um tabu no ambiente corporativo.

A maioria das empresas não possuem regras claras quanto as tatuagens, entretanto recente levantamento feito com diretores de RH de 39 empresas de diversos tipos e segmentos traz dados interessantes:
Tatuagem no ambiente de trabalho
“Se for discreta, a tatuagem não é um problema. Elas viram um incômodo quando são objetos de comentários e polêmicas. Se a empresa é informal, não é um impedimento para promoção também.” José Luiz Rodrigues Bueno, diretor de RH do Banco Bradesco
“O que realmente complica a contratação, no caso de um homem, é se a tatuagem for nas mãos ou no pescoço. Já no caso das mulheres, no braço ou nas pernas.” Marcelo Gomes dos Santos, gerente nacional de RH do escritório de advocacia Siqueira Castro

“Muitas pessoas na Unilever têm tatuagem. Isso não é problema, mas se torna um incômodo quando é ofensiva para os outros, sem respeito a credos ou raças.” Marcelo Williams, vice-presidente de RH da Unilever Brasil

“É preciso bom senso na hora de expor a tatuagem, principalmente quando existe contato com o cliente. Porém, não há nenhum impedimento na hora de contratar ou promover um tatuado.” Nancy Bartos, diretora de RH da AON
“Evitamos a contratação de pessoas com tatuagens visíveis (rosto, mãos, pescoço). O colaborador competente é promovido independentemente de ser tatuado ou não.” Aline Corbeta Siqueira, gerente de RH do Hospital Santa Paula
Vejam no quadro as percepções dos RH’s na Pesquisa:

Agora, vamos a um comparativo através da mesma pergunta feita pela revista Voce S/A sobre o assunto, lembro que não se trata de minha opinião pessoal ou convicção, particularmente acho que a tatuagem não influencia a produtividade, caráter ou competência de um profissional, apenas existem ambientes de trabalho que pedem mais discrição.

Dica para as mulheres: Sua primeira tattoo

A cada dia que passa podemos perceber que aquele velho preconceito contra tatuagens feminina esta indo por água abaixo. Tanto tatuagens masculinas, quanto quando fazemos uma tatuagem feminina, não sofremos tanto preconceito como antes. Então, talvez por isso você também sinta vontade de fazer sua primeira tatuagem. E como é sempre uma escolha muito importante, vamos passar algumas dicas para que você possa escolher a melhor tatuagem para que não haja arrependimentos no futuro.
O Local
O primeiro passo dentre todos é mesmo o de escolher onde vai querer ser tatuada. Este é um passo muito importante, pois onde vai tatuar influência no tamanho e no desenho que vai escolher. Se quiser algo mais discreto, o calcanhar e a nuca são locais bastante interessantes. Mas também pode optar por locais mais amostra, como a barriga, coxa ou costas. Mas é importante escolher bem, afinal, jamais vai sair do seu corpo ;)

O Desenho
Agora sim é hora de escolher o desenho que deseja fazer. Dependendo do local onde pretende fazer sua primeira tatuagem, já terá algumas opções eliminadas. Se escolheu um local mais discreto, vai fazer uma tatuagem pequena. Poderá optar por uma flor, um golfinho ou ainda um passarinho. As opções são realmente muitas, basta que você olhe os mais diversos desenhos até encontrar o que mais te agrade. Se optar por escolher uma mais chamativa, ai tem que ter muito mais cuidado. Escolha um desenho que goste, que combine com você. É algo para a vida toda, lembre-se disso.

Atenção!
Agora sim é a hora de finalmente fazer a sua primeira tatuagem. Mas chamo a atenção para um ponto muito importante, procure muitas indicações de tatuadores. É muito importante escolher um o qual você tenha total confiança, afinal, quem será tatuada vai ser você ;)

Por trás do Tribal

A tatuagem tribal é tão antiga quanto à civilização. Esse estilo surgiu há milhares de anos e coletivamente ocupa uma das mais antigas formas de expressão… Tattoos que eram feitas com ossos afiados e carvão. Acredita-se que as primeiras tattoos aconteceram acidentalmente, depois do carvão ser esfregado num corte aberto e a imagem permanecer para sempre.
Em 1991, com 5.300 anos de idade, Otzi, um homem de gelo mumificado foi descoberto e ele tinha tatuado linhas verticais e cruzes em um de seus joelhos.
Depois da era do gelo na antiga Polinésia, as  tattoos se tornaram intrigantes, com designs incrivelmente complexos. Em Samoa as tattoos representavam linhagens, ordem de nascimento e o poder na tribo.
Algumas tatuagens em particular representavam hierarquia e assinalavam para outros nativos se você era um inimigo ou um amigo. Na maior parte do século XX, trabalhos tribais em preto não eram comunmente requisitados em lojas de tatuagens locais. O estilo era esotérico e reservado para aficionados. Nos anos 70, um tatuador que sempre esteve aperfeiçoando sua técnica, lembra de ter ficado impressionado quando cruzou com um amigo devoto do estilo que tinha tatuado em seu corpo uma réplica completa de um antigo trabalho tribal da cultura Scyth, uma seita Iraniana com mais de 2.500 anos.
Além de o estilo ter ficado fora de moda, existiam inúmeras possibilidades de interpretação errada. Ninguém queria acidentalmente escolher um símbolo sagrado,  uma imagem com um significado constrangedor ou até mesmo amaldiçoado. Um tatuador tribal bem conhecido fez em sua namorada europeia uma tatuagem sagrada reverenciada pelos Maoris e dizem que ela morreu por causa disso.
Jacqueline Spoerlé é especialista em trabalhos tribais em preto e diz que tenta evitar fazer tatuagens sem conhecer os motivos pessoais de quem quer ser tatuado. Uma vez ela fez uma tatuagem em um cara sem saber os motivos pessoais dele e ficou sabendo que isso acabou se tornando uma coisa negativa pra ele, que lhe trouxe muita má sorte e ela acabou se culpando por isso.
Um dos primeiros apreciadores do estilo moderno foi Leo Zulueta. Ele é responsável por popularizar o estilo tribal em preto no mundo ocidental, apesar de não ter sido essa sua intenção.
No final dos anos 70, depois de ter estudado as tatuagens tribais e ter se familiarizado com os vários estilos e significados, Leo, que ainda não era tatuador, foi até Don Ed Hardy para fazer uma tatuagem. Ele levou alguns esboços que esperava que Don Hardy pudesse usar em sua tatuagem. Impressionado pelos esboços de Leo, que descreve seu estilo como uma mescla do tribal tradicional com as chamas pintadas em um Hot Rod, Don o incentiva a entrar para o ramo de tatuagem.
E foi isso que ele fez,  sua presença teve um impacto dramático no ramo. Leo Zulueta customizou a tatuagem tribal, fazendo-a mais próxima da estética ocidental. Os negócios cresceram quando o estilo foi lançado e subitamente toda uma nova safra de tatuadores se interessou em fazer tatuagem tribal.
Alguns começaram a fazer um grande trabalho em um subgênero que é classificado como neo-tribal. Rory Keating, por exemplo, aprendeu com Leo e agora foca na sua própria forma de tatuagem neo-tribal, frequentemente trabalhando com os padrões clássicos para criar designs fantásticos. Em Londres, Matt Black aproxima o tribal à sua própria maneira, criando desenhos ultra pretos tão texturizados que quase imploram para serem tocados. Enquanto isso na Dinamarca, Colin Dale mantém a antiga tradição viva continuando com os padrões clássicos e fazendo todas as suas tatuagens a mão.
Embora o crescimento e a popularização dos trabalhos tribais tenham caído, Leo Zulueta e outros sérios profissionais não estão reclamando. Eles estão felizes de continuar possuindo seus respectivos estilos, deixando de lado a distração das modas que vêm e vão.
Quando pensamos na história da tatuagem, percebemos que desde os primórdios da humanidade homens e mulheres usaram os desenhos sobre a pele como uma forma de representar a sua liberdade e as suas crenças. Mesmo que a forma de tatuar o corpo tenha evoluído, é importante destacar que a ideia por trás de pintar o corpo ainda é a mesma, ou seja, fazer uma representação. Atualmente, as tatuagens são feitas pela motivação de demonstrar a liberdade individual que foi conquistada, bem como para demonstrar um valor que faz parte da vida da pessoa. O mais interessante é que se tornou possível fazer uma tatuagem que representasse uma crença ou valor de um grupo mesmo sem fazer parte dele. Esse é o caso das tatuagens tribais, que em grande parte significam algumas crenças que determinados povos seguem, mas sem necessariamente se fazer parte desse grupo. A Milenar Tatuagem Tribal Significado das Tatuagens Tribal As tatuagens tribais têm uma história milenar, já foram utilizadas em diversos períodos da história e por várias civilizações. Para se ter uma ideia, já foram encontradas múmias com mais de 5.000 anos com tatuagens tribais pelo corpo. As tribos que mais fizeram uso desse tipo de desenho no corpo foram as tribos: Borneo, Maori, Celtas, Hawaii, Haida e Timucua, dentre muitas outras. Como diversas tribos fizeram uso dessas formas em suas tatuagens, elas podem ter inúmeros significados diferentes. Em geral, essas tatuagens representavam a posição social das pessoas da tribo, como militares que vão ganhando novas insígnias conforme os seus atos heroicos e de coragem. Essas tatuagens também podiam representar a riqueza das pessoas e os desenhos podiam ser muito simples ou então muito elaborados. O traçado perfeito dessas tatuagens era muito importante numa batalha, pois aquele que possuía a tatuagem mais bem feita se via em vantagem em relação a aquele que possuía um desenho com traços falhos. Hoje em dia, as tatuagens tribais também podem ter um significado de espantar o mau olhado e a inveja, já que elas têm muito mais um apelo visual do que antigamente. Quem faz esse tipo de tatuagem geralmente quer apenas causar um impacto positivo esteticamente. Desenhos Os desenhos formados pelas linhas das tatuagens tribais são muito importantes no que diz respeito a passar uma mensagem. Por isso mesmo, escolher linhas que possam formar algum tipo de desenho pode ser uma opção mais interessante para quem deseja transmitir uma mensagem mais claramente. Existem algumas tatuagens tribais que formam imagens de cabeças de dragão, serpentes e outros animais cheios de significado. Mesmo que as linhas não formem nenhum desenho, o tamanho dos desenhos e da tattoo inteira também tem impacto aos olhos de quem a vê.

Fonte: http://www.mundodastatuagens.com.br/significados/tribal/
Quando pensamos na história da tatuagem, percebemos que desde os primórdios da humanidade homens e mulheres usaram os desenhos sobre a pele como uma forma de representar a sua liberdade e as suas crenças.

Fonte: http://www.mundodastatuagens.com.br/significados/tribal/
Quando pensamos na história da tatuagem, percebemos que desde os primórdios da humanidade homens e mulheres usaram os desenhos sobre a pele como uma forma de representar a sua liberdade e as suas crenças. Mesmo que a forma de tatuar o corpo tenha evoluído, é importante destacar que a ideia por trás de pintar o corpo ainda é a mesma, ou seja, fazer uma representação. Atualmente, as tatuagens são feitas pela motivação de demonstrar a liberdade individual que foi conquistada, bem como para demonstrar um valor que faz parte da vida da pessoa. O mais interessante é que se tornou possível fazer uma tatuagem que representasse uma crença ou valor de um grupo mesmo sem fazer parte dele. Esse é o caso das tatuagens tribais, que em grande parte significam algumas crenças que determinados povos seguem, mas sem necessariamente se fazer parte desse grupo. A Milenar Tatuagem Tribal Significado das Tatuagens Tribal As tatuagens tribais têm uma história milenar, já foram utilizadas em diversos períodos da história e por várias civilizações. Para se ter uma ideia, já foram encontradas múmias com mais de 5.000 anos com tatuagens tribais pelo corpo. As tribos que mais fizeram uso desse tipo de desenho no corpo foram as tribos: Borneo, Maori, Celtas, Hawaii, Haida e Timucua, dentre muitas outras. Como diversas tribos fizeram uso dessas formas em suas tatuagens, elas podem ter inúmeros significados diferentes. Em geral, essas tatuagens representavam a posição social das pessoas da tribo, como militares que vão ganhando novas insígnias conforme os seus atos heroicos e de coragem. Essas tatuagens também podiam representar a riqueza das pessoas e os desenhos podiam ser muito simples ou então muito elaborados. O traçado perfeito dessas tatuagens era muito importante numa batalha, pois aquele que possuía a tatuagem mais bem feita se via em vantagem em relação a aquele que possuía um desenho com traços falhos. Hoje em dia, as tatuagens tribais também podem ter um significado de espantar o mau olhado e a inveja, já que elas têm muito mais um apelo visual do que antigamente. Quem faz esse tipo de tatuagem geralmente quer apenas causar um impacto positivo esteticamente. Desenhos Os desenhos formados pelas linhas das tatuagens tribais são muito importantes no que diz respeito a passar uma mensagem. Por isso mesmo, escolher linhas que possam formar algum tipo de desenho pode ser uma opção mais interessante para quem deseja transmitir uma mensagem mais claramente. Existem algumas tatuagens tribais que formam imagens de cabeças de dragão, serpentes e outros animais cheios de significado. Mesmo que as linhas não formem nenhum desenho, o tamanho dos desenhos e da tattoo inteira também tem impacto aos olhos de quem a vê.

Fonte: http://www.mundodastatuagens.com.br/significados/tribal/
Quando pensamos na história da tatuagem, percebemos que desde os primórdios da humanidade homens e mulheres usaram os desenhos sobre a pele como uma forma de representar a sua liberdade e as suas crenças. Mesmo que a forma de tatuar o corpo tenha evoluído, é importante destacar que a ideia por trás de pintar o corpo ainda é a mesma, ou seja, fazer uma representação. Atualmente, as tatuagens são feitas pela motivação de demonstrar a liberdade individual que foi conquistada, bem como para demonstrar um valor que faz parte da vida da pessoa. O mais interessante é que se tornou possível fazer uma tatuagem que representasse uma crença ou valor de um grupo mesmo sem fazer parte dele. Esse é o caso das tatuagens tribais, que em grande parte significam algumas crenças que determinados povos seguem, mas sem necessariamente se fazer parte desse grupo. A Milenar Tatuagem Tribal Significado das Tatuagens Tribal As tatuagens tribais têm uma história milenar, já foram utilizadas em diversos períodos da história e por várias civilizações. Para se ter uma ideia, já foram encontradas múmias com mais de 5.000 anos com tatuagens tribais pelo corpo. As tribos que mais fizeram uso desse tipo de desenho no corpo foram as tribos: Borneo, Maori, Celtas, Hawaii, Haida e Timucua, dentre muitas outras. Como diversas tribos fizeram uso dessas formas em suas tatuagens, elas podem ter inúmeros significados diferentes. Em geral, essas tatuagens representavam a posição social das pessoas da tribo, como militares que vão ganhando novas insígnias conforme os seus atos heroicos e de coragem. Essas tatuagens também podiam representar a riqueza das pessoas e os desenhos podiam ser muito simples ou então muito elaborados. O traçado perfeito dessas tatuagens era muito importante numa batalha, pois aquele que possuía a tatuagem mais bem feita se via em vantagem em relação a aquele que possuía um desenho com traços falhos. Hoje em dia, as tatuagens tribais também podem ter um significado de espantar o mau olhado e a inveja, já que elas têm muito mais um apelo visual do que antigamente. Quem faz esse tipo de tatuagem geralmente quer apenas causar um impacto positivo esteticamente. Desenhos Os desenhos formados pelas linhas das tatuagens tribais são muito importantes no que diz respeito a passar uma mensagem. Por isso mesmo, escolher linhas que possam formar algum tipo de desenho pode ser uma opção mais interessante para quem deseja transmitir uma mensagem mais claramente. Existem algumas tatuagens tribais que formam imagens de cabeças de dragão, serpentes e outros animais cheios de significado. Mesmo que as linhas não formem nenhum desenho, o tamanho dos desenhos e da tattoo inteira também tem impacto aos olhos de quem a vê.

Fonte: http://www.mundodastatuagens.com.br/significados/tribal/
Quando pensamos na história da tatuagem, percebemos que desde os primórdios da humanidade homens e mulheres usaram os desenhos sobre a pele como uma forma de representar a sua liberdade e as suas crenças. Mesmo que a forma de tatuar o corpo tenha evoluído, é importante destacar que a ideia por trás de pintar o corpo ainda é a mesma, ou seja, fazer uma representação. Atualmente, as tatuagens são feitas pela motivação de demonstrar a liberdade individual que foi conquistada, bem como para demonstrar um valor que faz parte da vida da pessoa. O mais interessante é que se tornou possível fazer uma tatuagem que representasse uma crença ou valor de um grupo mesmo sem fazer parte dele. Esse é o caso das tatuagens tribais, que em grande parte significam algumas crenças que determinados povos seguem, mas sem necessariamente se fazer parte desse grupo. A Milenar Tatuagem Tribal Significado das Tatuagens Tribal As tatuagens tribais têm uma história milenar, já foram utilizadas em diversos períodos da história e por várias civilizações. Para se ter uma ideia, já foram encontradas múmias com mais de 5.000 anos com tatuagens tribais pelo corpo. As tribos que mais fizeram uso desse tipo de desenho no corpo foram as tribos: Borneo, Maori, Celtas, Hawaii, Haida e Timucua, dentre muitas outras. Como diversas tribos fizeram uso dessas formas em suas tatuagens, elas podem ter inúmeros significados diferentes. Em geral, essas tatuagens representavam a posição social das pessoas da tribo, como militares que vão ganhando novas insígnias conforme os seus atos heroicos e de coragem. Essas tatuagens também podiam representar a riqueza das pessoas e os desenhos podiam ser muito simples ou então muito elaborados. O traçado perfeito dessas tatuagens era muito importante numa batalha, pois aquele que possuía a tatuagem mais bem feita se via em vantagem em relação a aquele que possuía um desenho com traços falhos. Hoje em dia, as tatuagens tribais também podem ter um significado de espantar o mau olhado e a inveja, já que elas têm muito mais um apelo visual do que antigamente. Quem faz esse tipo de tatuagem geralmente quer apenas causar um impacto positivo esteticamente. Desenhos Os desenhos formados pelas linhas das tatuagens tribais são muito importantes no que diz respeito a passar uma mensagem. Por isso mesmo, escolher linhas que possam formar algum tipo de desenho pode ser uma opção mais interessante para quem deseja transmitir uma mensagem mais claramente. Existem algumas tatuagens tribais que formam imagens de cabeças de dragão, serpentes e outros animais cheios de significado. Mesmo que as linhas não formem nenhum desenho, o tamanho dos desenhos e da tattoo inteira também tem impacto aos olhos de quem a vê.

Fonte: http://www.mundodastatuagens.com.br/significados/tribal/
Quando pensamos na história da tatuagem, percebemos que desde os primórdios da humanidade homens e mulheres usaram os desenhos sobre a pele como uma forma de representar a sua liberdade e as suas crenças. Mesmo que a forma de tatuar o corpo tenha evoluído, é importante destacar que a ideia por trás de pintar o corpo ainda é a mesma, ou seja, fazer uma representação. Atualmente, as tatuagens são feitas pela motivação de demonstrar a liberdade individual que foi conquistada, bem como para demonstrar um valor que faz parte da vida da pessoa. O mais interessante é que se tornou possível fazer uma tatuagem que representasse uma crença ou valor de um grupo mesmo sem fazer parte dele. Esse é o caso das tatuagens tribais, que em grande parte significam algumas crenças que determinados povos seguem, mas sem necessariamente se fazer parte desse grupo. A Milenar Tatuagem Tribal Significado das Tatuagens Tribal As tatuagens tribais têm uma história milenar, já foram utilizadas em diversos períodos da história e por várias civilizações. Para se ter uma ideia, já foram encontradas múmias com mais de 5.000 anos com tatuagens tribais pelo corpo. As tribos que mais fizeram uso desse tipo de desenho no corpo foram as tribos: Borneo, Maori, Celtas, Hawaii, Haida e Timucua, dentre muitas outras. Como diversas tribos fizeram uso dessas formas em suas tatuagens, elas podem ter inúmeros significados diferentes. Em geral, essas tatuagens representavam a posição social das pessoas da tribo, como militares que vão ganhando novas insígnias conforme os seus atos heroicos e de coragem. Essas tatuagens também podiam representar a riqueza das pessoas e os desenhos podiam ser muito simples ou então muito elaborados. O traçado perfeito dessas tatuagens era muito importante numa batalha, pois aquele que possuía a tatuagem mais bem feita se via em vantagem em relação a aquele que possuía um desenho com traços falhos. Hoje em dia, as tatuagens tribais também podem ter um significado de espantar o mau olhado e a inveja, já que elas têm muito mais um apelo visual do que antigamente. Quem faz esse tipo de tatuagem geralmente quer apenas causar um impacto positivo esteticamente. Desenhos Os desenhos formados pelas linhas das tatuagens tribais são muito importantes no que diz respeito a passar uma mensagem. Por isso mesmo, escolher linhas que possam formar algum tipo de desenho pode ser uma opção mais interessante para quem deseja transmitir uma mensagem mais claramente. Existem algumas tatuagens tribais que formam imagens de cabeças de dragão, serpentes e outros animais cheios de significado. Mesmo que as linhas não formem nenhum desenho, o tamanho dos desenhos e da tattoo inteira também tem impacto aos olhos de quem a vê.

Fonte: http://www.mundodastatuagens.com.br/significados/tribal/

A Cultura Maori

 A linguagem Maori é muito complexa, ainda hoje é  motivo de muita controvérsia pelo fato de terem sido interpretadas erroneamente, alguns símbolos passaram a ser estigmatizado de forma errada, não sou nenhum expert no assunto procuro dia a dia me inteirar sobre o assunto traduzindo livros que possuem credibilidade e comparando com os desenhos que encontro e os que crio, nem toda trajetória ou historia de vida pode ser traduzida em um desenho Maori, muitos dos valores contemporâneo fogem da mentalidade dessa tribo que possui forte ligação com a tatuagem, algumas formas (motivos) colocados de maneira aleatória passam a ter um significado contrario, essa é a base de meu estudo, estou sempre em evolução (compreensão) dos significados. Para você montar uma composição com motivos "Maori  Kirituhi" você ou o tatuador que ira finalizar o trabalho (tattoo) deve ter em mente os conceitos dos significados, a relevância e hierarquia dos mesmo, para que não seja feito algo com peso negativo em cima de uma linguagem de difícil compreensão.
Tudo o que sei foi garimpado na Internet, lendo, vendo, perguntando e principalmente comparando, desta maneira com dedicação e perspicácia qualquer um pode se inteirar do assunto, volto a salientar pegar um desenho aleatoriamente pode possuir um conteúdo negativo, mesmo que os outros não saibam  o significado, pense bem e principalmente escolham o local onde ira  tatuar, digo tanto o local do corpo que possui relevância, assim como o local (tatuador) que vai executar o serviço, pois um motivo Maori mesmo sendo um Kriituhi ,quando mal escolhido você pode estar carregando com sigo 24 horas por dia para o resto da vida um amuleto que represente totalmente o contrario de seus anseios como ser humano.

Os segredos por trás das tatuagens de prisão!

Lágrima
Uma das tatuagens mais reconhecidas na prisão é a lágrima. Mas o significado da lágrima varia geograficamente. Em alguns lugares, uma lágrima representa uma longa pena de prisão, em outros lugares a lágrima representa que o portador cometeu um assassinato. Por vezes, a lágrima está vazia/oca, assim como a foto acima. Isso pode simbolizar uma tentativa de assassinato, ou que um dos amigos do preso foi assassinado e que estão em busca de vingança. Rappers e outras celebridades têm popularizado tatuagens de lágrima, o que levou a muitos não-condenados fazerem as tatuagens de prisão apenas para ficar com o olhar "duro" que ele cria. Se você está pensando em fazer uma tatuagem de lágrima, lembre-se: Se você for para a prisão pela primeira vez, e ostentar uma tatuagem de prisão inautêntica, você vai fazer um monte de inimigos, muito rápido.

Relógio sem ponteiros
A tatuagem de um relógio é uma das tatuagens de prisão mais sutis que você pode encontrar. Significa "o tempo fazendo" e é representante de uma longa pena de prisão.
Presidiários tem uma visão interessante de tempo. Presos veem o tempo como algo sem sentido, que é o que essa tatuagem tem a intenção de representar. Prisioneiros, muitas vezes, optam por não contar os dias que eles estão na prisão. A tatuagem relógio pode vir em algumas formas, pode ser o rosto de um relógio de parede ou um relógio de pêndulo. Às vezes, a tatuagem ainda é feito como um relógio de pulso, pulseiras e tudo mais. Relógios em geral são uma tatuagem popular e nem todas representam a vida na prisão: sempre olhar para ver se o relógio tem os ponteiros.

Três pontos
A tatuagem de três pontos, usado tanto na mão ou perto do olho, representa a frase "Mi Vida Loca" ou "Minha Vida Louca". A tatuagem pode ser encontrada em muitos presos latino-americanos e não significa necessariamente afiliação com qualquer grupo particular. Os três pontos também pode levar significado religioso, representando a Santíssima Trindade.

Cinco pontos
Não confunda esta tatuagem com a de três pontos. Os cinco pontos, também conhecido como o quincôncio, representa o tempo gasto na prisão. Os quatro pontos no exterior representam as quatro paredes e o ponto no interior representa o prisioneiro.
Os cinco pontos é realmente uma tatuagem de prisão internacional, é comum entre os presidiários americanos e europeus. Os cinco pontos são normalmente tatuados na mão do preso entre o polegar e o indicador. Cinco pontos em outras partes do corpo pode ter um significado diferente. Por exemplo, uma associação com o grupo "People Nation". 
"People Nation" é uma quadrilha/gangue de Chicago que os símbolos incluem a estrela de cinco pontas, a coroa de cinco pontas e os cinco pontos.

Coroa de cinco pontas
A tatuagem de uma coroa com cinco pontas é um símbolo da gangue "Latin Kings" que se originou na década de 1940 em Chicago. O ALKN sobre essa tatuagem significa Almighty Latin King Nation. Outras tatuagens podem ter a sigla ALKQN, com o Q de pé para a rainha. Latin Kings pertencem à rede de Nação Popular de gangues, e identificam-se com o número cinco, usando um símbolo na mão de uma estrela de cinco pontas, juntamente com a coroa vista nesta imagem acima.

MS 13
Quando você vê alguém com uma tatuagem de 'MS13' ou apenas 'MS' ou '13 ', isto representa a gangue " La Mara Salvatrucha" de El Salvador. As tatuagens poderiam estar em qualquer lugar, mas é muito comum para os membros da MS-13 ter identificação em áreas muito visíveis, como o rosto, pescoço e/ou mãos.
"La Mara Salvatrucha" foi iniciada na área de Los Angeles por imigrantes de El Salvador. Há agora MS-13 em todo os Estados Unidos e até mesmo alguns no Canadá. Eles têm mais de 70 mil membros e são conhecidos como um dos grupos mais brutais da América. Suas indústrias ilegais vão desde tráfico de drogas a prostituição infantil, por isso os EUA lista a MS-13 como uma organização criminosa transnacional! Se você está se perguntando de onde eles tiraram o seu nome, "La Mara" é o nome de uma rua em San Salvador e Salvatrucha eram um exército de guerrilheiros na guerra civil de El Salvador.

La Eme
"La Eme", ou "A M 'é o símbolo da máfia mexicana. A máfia mexicana é uma das maiores e mais cruéis gangues de prisão nos EUA. Eles são aliados da gangue de Aryan Brotherhood, e ambos são inimigos de Nuestra Familia.
A máfia mexicana é uma das gangues mais poderosas do sistema prisional, suas atividades estendem-se a milhares de detentos. Há também lotes de membro e associados de La Eme fora dos muros da prisão. Apesar de ter o nome  "máfia mexicana", La Eme não foi iniciada no México, mas sim pelos mexicanos encarcerados em prisões americanas.

Sur 13
Sureños, ou seja, os sulistas, são uma gangue da Califórnia do Sul, que é controlado pela máfia mexicana. O número 13, nesta tatuagem representa a letra M, a 13 ª letra do alfabeto.

Norteño

Rivais da Sureños, os Norteños dos estados da Califórnia do Norte e do Pacífico Noroeste são controlados por Nuestra Familia, os principais rivais da máfia mexicana. 
Suas tatuagens incluiem a palavra Norteño, Nuestra Familia, seu símbolo chapéu, a letra N, ou a letra 14, simbolizando a 14ª letra do alfabeto (você adivinhou, N).
O símbolo de um chapéu, nesta segunda tatuagem, é o mesmo símbolo usado por membros Nuestra Familia.
Norteños obtêm sua renda, principalmente, com o contrabando e distribuição de cocaína, heroína e metanfetamina. Eles se identificam com bandanas vermelhas.

Irmandade ariana
A Irmandade Ariana é o maior grupo de supremacia branca no sistema prisional dos EUA. Elas representam menos de 1% da população carcerária, mas são responsáveis ​​por 20% dos assassinatos em prisões norte-americanas. Suas tatuagens são geralmente trevos e/ou as letras 'AB' (Aryan Brotherhood), bem como símbolos nazistas como a suástica e os parafusos da SS.

Sig Runes
Símbolos nazistas, como suásticas e Sig runes, também são freqüentemente vistas em tatuagens usadas pelos membros da Irmandade Ariana e de outros grupos supremacistas brancos.
As duas tatuagens de máscara vistas nesta foto também são um tema comum em tatuagens de prisão. Com um significado geralmente aceite de "jogar agora, pague depois", ou "rir agora, chorar depois", as máscaras teatrais pode ser visto em prisioneiros, independentemente da filiação gangue.

1488
As vezes confundida com a gangue de Nuestra Familia que usa 14 em suas tatuagens, o número 1488 ou 14 e 88 individualmente, geralmente são símbolos da supremacia branca e/ou grupos nazistas. O número 88 representa as letras HH (Heil Hitler). O número 14 representa catorze palavras de David Lane, um líder nazista. Qualquer parte do corpo é apropriado para essa tatuagem.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Tatuagem é tabu?

Apesar da popularização da tatuagem em todos os segmentos da sociedade, o preconceito ainda persiste e impõe barreiras aos tatuados. Segundo profissionais do ramo, a mídia é uma das principais responsáveis pela difusão da prática na sociedade.
Em alguns campos mais conservadores do mercado de trabalho, como os de atendimento ao público e de serviços, a aparência é um fator que pode ser determinante para a contratação. Esse fato impõe restrições às pessoas que optam por um visual mais moderno ou despojado. No entanto, a flexibilização do mercado já é percebida pelos profissionais.

Mehndi: A cultura por trás da tatuagem de Henna

Tradição na Índia e em outras nações do Oriente Médio, a Mehndi é uma tatuagem temporária feita com um corante extraído da planta Henna.

Não se sabe ao certo seu local de onde surgiu, mas traços encontrados sobre as mãos de uma múmia de 5 mil anos sugerem origem egípcia. A arte ganhou popularidade no mundo inteiro e para os indianos está totalmente ligada às crenças e práticas religiosas.
Os desenhos são delicados, ricos em detalhes e representa uma experiência terapêutica e espiritual

Tatuagem e laço social

A adolescência parece ser o período de maior
incidência da prática da tatuagem, uma vez que ela funciona como coadjuvante à elaboração de uma ampla gama de conflitos próprios dessa idade, que ganham visibilidade quando colocados na superfície do corpo. Isso nos traz a questão de que o simbólico não seja suficientemente operatório nesse trabalho de elaboração e se recorra ao imaginário como um recurso utilizado ao se inscrever, no nível do real do corpo, sobre a pele. Hoje em dia, a tatuagem se tornou um fenômeno social contemporâneo que se intensifica e prolifera. Cada vez menos raras, no entanto cada vez mais singulares, encontramos tatuagens esquisitas, inimagináveis, nesse mundo atual em que o imaginário joga um papel prevalente em  relação ao simbólico. Atores e atrizes de todo tipo (cinema, teatro, televisão, pornô, etc.) apresentam corpos tatuados, provocando o olhar que se centra na tatuagem. Parecemos viver em uma época da “tatuagem generalizada”, de  “todos tatuados”; adolescentes e jovens, praieiros, acadêmicos ou baladeiros. É algo que nos chama a atenção e invade o campo da clínica.